Conheça como os deficientes visuais ,tem suas habilidades .

terça-feira, abril 04, 2006

Deficientes visuais tem acesso a Internet

Com o fone e o teclado em braile, Arnold Schneider, do "Acesso para todos", surfa sem problema.
A Internet deve dar aos portadores de deficiências a possibilidade de se comunicar e se tornar mais independente.

O município de Biberist, no cantão de Solothurn, levou esta necessidade a sério e adaptou a sua « homepage » às possibilidades dos deficientes visuais totais ou parciais.





Com o fone e o teclado em braile, Arnold Schneider, do "Acesso para todos", surfa sem problema.





Um jovem, em frente a uma tela de computador sem imagem, desliza os dedos sobre o teclado e digita www.biberist.ch. A página solicitada é aberta - a tela, porém, permanece escura. O jovem surfa pela página do município de Biberist sem que a tela mostre qualquer imagem.

Este jovem é cego. Seu acesso ao conteúdo da página se dá através de descrições faladas - emitidas pelos alto-falantes do computador - ou de um aparelho que reproduz o conteúdo em Braille.

Navegador Especial

"Uma vez que os deficientes visuais totais não podem ler o conteúdo da tela, utiliza-se um programa que transforma o conteúdo do site em linguagem artificial ou um programa que traduz o conteúdo para o sistema de escrita em relevo (Braille)", explica Arnold Schneider, cego, diretor da "Zugang für alle" (Acesso para Todos), uma instituição que incentiva o uso de tecnologia específica para portadores de deficiência.

Os deficientes visuais totais navegam pela página através do teclado, utilzando principalmente as setas de direção e algumas combinações de teclas, as chamadas "chaves de acesso".

Eles não conseguem, porém, obter um panorama sobre todo o conteúdo da página. As funções de navegação do programa especial que lê a tela auxiliam na busca das informações desejadas.